Coopercam participa de missão técnica na Indonésia

Com o objetivo de fortalecer a cafeicultura brasileira no cenário internacional, dirigentes de 14 cooperativas mineiras participaram de uma missão técnica promovida pelo Sistema Ocemg e pela Coccamig. A comitiva embarcou para Jacarta, na Indonésia, e participou do World of Coffee, conferência focada no intercâmbio de informações, pesquisa e negócios da indústria global do café. A Coopercam foi representada pelo presidente, José Márcio Rocha.

Durante a missão, os representantes participaram de visitas técnicas a regiões produtoras na ilha de Sumatra, com foco em cafés arábica e robusta. O objetivo foi ampliar conexões, conhecer práticas internacionais de pós-colheita e explorar novas oportunidades comerciais, já que todas as cooperativas participantes atuam com exportação de café. A comitiva também teve a oportunidade de visitar feiras de negócios em Jacarta, além de cafeterias, armazéns e torrefações.

As dificuldades permeiam a cafeicultura na Indonésia, de acordo com as observações do presidente da Coopercam. “Foi possível observar de perto os desafios enfrentados pela cafeicultura local, como os obstáculos geográficos, a baixa adoção de tecnologias e a carência de estrutura para o pós-colheita”, comenta o presidente.

Para Rocha, em comparação, o Brasil se reafirma como protagonista no abastecimento global de café, especialmente diante da queda nos estoques mundiais provocada por fatores climáticos. A experiência na Indonésia evidencia, mais uma vez, a importância da troca de conhecimentos e da união do setor cafeeiro em busca de soluções e oportunidades.

“O café não é apenas um alimento. É um ponto de convergência entre pessoas, culturas e propósitos. Em cada xícara, nasce a valorização da vida e a construção de pontes que fortalecem nações. Esta missão nos trouxe a certeza de que estamos no caminho certo para manter o protagonismo e a excelência da cafeicultura brasileira no mundo”, explica o presidente da Coopercam.