RELATÓRIO REVELA QUE ALEGAÇÕES DE SUSTENTABILIDADE AUMENTAM VENDAS DE CAFÉ

Novo relatório da Nielsen, chamado de “O que a
sustentabilidade tem a ver com isso?”, descobriu que as vendas americanas de
produtos de café que fazem certas alegaçoes de sustentabilidade cresceram mais
rapidamente do que aquelas que não fazem.

O relatório diz que enquanto o crescimento geral das vendas
de café caiu 1% entre março de 2017 e março de 2018, os produtos de café com
alegaçoes ambientais e de comércio justo tiveram crescimento de dois dígitos
nas vendas de dólares no mesmo período.

Para produtos com alegaçoes ambientais em suas embalagens, o
crescimento total do dólar, de março de 2017 a março de 2018, foi de 25%. Essas
alegaçoes variaram de embalagens recicláveis e menos resíduos plásticos a
fontes éticas e rotulagem ecologicamente correta.

As vendas em quantidade também subiram. Em comparação com o
crescimento do volume de vendas de 4% na categoria total de café, os produtos
de café com alegaçoes ambientais também ultrapassaram a categoria geral,
crescendo 52% no volume de vendas no ano passado.

O comércio justo é outra reivindicação de sustentabilidade
que, segundo o relatório, atraiu considerável atenção entre os consumidores de
café no ano passado.

De março de 2017 a março de 2018, os produtos de café com
rótulos de comércio justo em suas embalagens tiveram um crescimento nas vendas
em dólar de 21%. O volume de vendas cresceu a um valor comparável de 21% em
relação ao ano anterior.

O relatório também descobriu que a ausência de alegação de
ingredientes artificiais não afetou significativamente as vendas e tiveram um
crescimento estável em valor e um aumento do volume de vendas ligeiramente
superior (em 5%) em relação ao ano anterior.

A Nielsen baseou seu relatório em dados de ponto de venda
(RMS) combinados com as alegaçoes do WellnessTrack e os atributos de produtos
sustentáveis fornecidos pela Nielsen Product Insider.

(Fonte: Café Point)