Projeto Florescer: Coopercam lança iniciativa que inspira cuidados com o meio ambiente
A Coopercam deu o pontapé inicial a uma jornada de transformação ambiental com o lançamento do Projeto Florescer, idealizado com o objetivo de contribuir com o reflorestamento ambiental e gerar impacto positivo nas comunidades em que a cooperativa está presente. Com o lema “Cultivando esperança, germinando o futuro”, a iniciativa traduz o compromisso com a sustentabilidade, a educação ambiental e a valorização de cada indivíduo como agente de mudança.
Para marcar o início do novo projeto socioambiental, a Coopercam recebeu, em sua sede, estudantes da Escola Municipal Augusto Soares, da comunidade da Boa Vista dos Campos, zona rural de Campos Gerais. Os alunos receberam balões biodegradáveis, cujo interior continham sementes de árvores nativas da região, como o Jatobá, a Paineira-Rosa e o Ipê. Uma forma lúdica de auxiliar o meio ambiente ao, literalmente, lançar sementes de árvores na natureza.
No total, 150 balões biodegradáveis foram soltos pelos estudantes. Vale lembrar que esse material se decompõe naturalmente por microrganismos, como bactérias e fungos, sem causar danos ao meio ambiente. Além de soltar os balões, os alunos conheceram o Departamento de Café da Coopercam e vivenciaram uma pequena experiência de degustação de cafés, com uma explicação sobre aroma, sabor e como funciona a degustação profissional.
Pamela Corrêa, gerente de marketing da Coopercam, explica que “a sustentabilidade é o coração da Cooperativa. Isso significa que, além de produzir café, nós pensamos nas próximas gerações. Cuidamos do solo, preservamos as nascentes, incentivamos o reflorestamento e valorizamos o trabalho de quem está no campo. Com o Projeto Florescer, mostramos às crianças um pouquinho do que fazemos aqui, falamos da importância do café, demonstramos nossa preocupação com o meio ambiente e refletimos juntos sobre o futuro que queremos construir.”
Com mais essa iniciativa, a Coopercam convida a comunidade a semear atitudes concretas em favor da terra e das próximas gerações. Afinal, produzir café é apenas parte da missão. A verdadeira essência está em pensar nas futuras gerações: cuidar do solo, preservar as nascentes, incentivar o reflorestamento e valorizar o homem do campo.



























