
MINISTRO DA INFRAESTRUTURA ASSINA CONTRATO DE CONCESSÃO DO PORTO DE SANTOS
Santos (SP) recebeu na última
quarta-feira (29/01) o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas,
que assinou o contrato de concessão do terminal STS20, no Porto de Santos, com
o consórcio Hidrovias do Brasil S/A.
O leilão do terminal ocorreu em
agosto do ano passado e rendeu R$ 112,5 milhões em outorgas ao governo por um
contrato com duração de 25 anos. O ministro e o secretário nacional de Portos e
Transportes Aquaviários, Diogo Piloni fizeram também, antes da cerimônia, uma
visita técnica ao Porto de Santos, o maior complexo portuário da América
Latina, que é responsável pela movimentação de quase um terço das trocas
comerciais brasileiras. “Revertemos um prejuízo de R$ 450 milhões em 2018 para
um lucro de R$ 150 milhões em 2019”, afirmou Freitas sobre a gestão portuária.
A empresa, que já tem atividade
logística de transporte de grãos e fertilizantes no Norte do Brasil e
hidroviário nos Rios Uruguai, Paraguai e Paraná, vai operar uma área de mais de
29 mil metros quadrados e três armazéns, destinada à movimentação de
fertilizantes e sal.
“Serão R$ 219,25 milhões
investidos em melhorias, como construção de novos e modernos armazéns e
dragagem de aprofundamento de berços, com reforço de cais, o que possibilitará
a atracação de embarcaçoes maiores”, comentou o ministro Tarcísio Gomes de
Freitas.
Os investimentos previstos são
obras de demolição e construção de armazéns, reforço do cais público, dragagem
de aprofundamento, derrocamento do berço de atracação, aquisição de
equipamentos para descarregamento de navios, para transporte de fertilizantes e
instalação de balanças rodoviárias.
Segundo dados do Ministério, a
capacidade de armazenagem anual do terminal é de 1 milhão de toneladas para sal
e de 2,6 milhões de toneladas para fertilizantes. “No caso dos fertilizantes,
os insumos são importantes, pois abastecem a cadeia agrícola no centro do país.
Já no caso do sal, que chega ao porto via cabotagem do Nordeste, o insumo
abastece várias cadeias da indústria nacional, sobretudo no estado de São
Paulo. Hoje, o terminal movimenta cerca de 50% do sal que chega e sai do Porto
de Santos”, divulgou a pasta.
“A chegada da Hidrovias do Brasil
S/A. é importante porque traz um perfil diferente de empreendedor. A empresa
agrega a expertise de fundos de investimentos ao negócio. Geralmente, os
leilões são vencidos por operadores do setor. Além disso, é a primeira vez que
a empresa vai operar em um porto público. Estamos otimistas”, disse o
secretário Diogo Piloni.
(Fonte: Café Point com Agência Brasil)