
INDONÉSIA APRESENTA AUMENTO NO CONSUMO DE CAFÉ
Segundo Moelyono Soesilo, diretor de café da Associação dos
Exportadores e Indústrias Indonésias de Café, a demanda por café entre os
indonésios deve aumentar aproximadamente 36% em relação ao ano anterior. Isso
corresponde à metade da produção estimada do país de 11,5 milhões, para 12
milhões de sacas.
O consumo de café na Indonésia mais do que dobrou na década
passada, à medida que o estilo de vida nas áreas urbanas se concentra cada vez
mais nos cafés, levando-os para os centros comerciais, centros de transporte e
complexos de escritórios. Como em mais de 90% da população muçulmana o álcool é
desencorajado, segundo Moelyono, os cafés funcionam como uma saída para os
jovens se encontrarem e socializarem.
A demanda por bebidas prontas e de maior valor também
cresceu nos últimos anos, levando a Indonésia, que é o terceiro maior produtor
mundial da variedade robusta, a aumentar a produção de arábica para 40% de suas
colheitas totais de 15% agora. O Departamento de Agricultura dos EUA estima a
demanda de café da Indonésia em 4,9 milhões de sacas este ano.
Mudando gostos
Segundo Moelyono, as companhias aéreas de baixo custo também
ajudaram a ampliar os gostos, com os indonésios viajando mais e experimentando
diferentes variedades de cafés. De acordo com o Conselho Indonésio de Café, a
Indonésia agora cultiva 21 variedades de grãos, como Gayo, Mandheling e Toraja.
O boom levou os capitalistas de risco a aproveitar a
tendência crescente. A Kopi Kenangan, uma startup de cadeias de café sem
franquias, comprou US$ 28 milhões da Sequoia India e da Alpha JWC Ventures. De
acordo com Edward Tirtanata, diretor executivo da Kopi Kenangan, a empresa
planeja aumentar o número de pontos de venda para 2 mil em 2022.
“A indústria da cadeia de café ainda é lucrativa na
Indonésia e continuará expandindo”, disse Jefrey Joe, co-fundador e
sócio-gerente da Alpha JWC.
(Fonte: Agrolink)