
Coopercam e Bayer promovem treinamento técnico sobre nematoides na cafeicultura
No dia 22 de setembro, a Coopercam recebeu em sua sede, em Campos Gerais (MG), em parceria com a Bayer, o pesquisador Inorbert de Melo Lima, do Instituto Linhares (ES), para ministrar um treinamento especializado voltado aos cooperados e ao departamento técnico. O evento teve como tema central a saúde do solo, com ênfase em vermes de solo (nematóides) e fungos patogênicos que acometem gravemente a cafeicultura.
Durante o treinamento, foram realizadas demonstrações práticas sobre esses fitoparasitas, organismos vermiformes microscópicos que parasitam o sistema radicular das plantas do cafeeiro e interferem na absorção de água e nutrientes. Como consequência, reduzem a eficiência fisiológica das plantas e a produtividade da lavoura (estimativas indicam perdas de até 20% em propriedades não manejadas).
Outro tema abordado foram os fungos que também atacam o sistema radicular, como o Fusarium spp, doença conhecida como fusariose, causada pela entrada do fungo necrotrófico no sistema vascular da planta, causando murcha, amarelecimento e seca das folhas, e, em casos severos, a morte da planta.
A Coopercam reforça seu compromisso com a atualização técnica dos cooperados e a adoção de práticas sustentáveis na cafeicultura. O conhecimento disseminado visa fortalecer as lavouras frente ao desafio dos nematoides, garantindo maior sanidade radicular, produtividade e qualidade na produção cafeeira.
As fotos abaixo foram registradas por Wellyson Araújo, em propriedades cafeeiras do município de Campos Gerais: