CAFÉ ESPECIAL: ROAD SHOW NA AUSTRÁLIA PODE RENDER MAIS DE US$ 11 MILHÕES AO BRASIL

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a
Agência Brasileira de Promoção de Exportaçoes e Investimentos (Apex-Brasil)
organizaram um road show para promoção dos cafés especiais do País nas cidades
de Perth, Sydney e Melbourne, na Austrália, entre os dias 24 e 30 de março,
como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, que
realizam em parceira. Segundo dados apurados junto às nove empresas
participantes, foram realizados US$ 2,7 milhões em negócios durante os sete
dias e há expectativa para a concretização de mais US$ 8,5 milhões até março de
2018.

De acordo com a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, o
mercado australiano é bastante dinâmico e altamente competitivo. “A
Austrália possui um segmento de cafés especiais bem desenvolvido e a
participação brasileira está consolidada há algum tempo, com compradores e
público locais tendo excelente aceitação por nosso produto”, informa.

Em 2016, os australianos investiram US$ 22,856 milhões na
aquisição dos cafés das empresas que integram o “Brazil. The Coffee Nation”.
Esse volume representou alta de 43% em relação à receita de US$ 15,976 milhões
obtida em 2015. Desde 2009, quando teve início o projeto setorial desenvolvido
por BSCA e Apex-Brasil, a Austrália aplicou US$ 73,202 milhões na compra dos
cafés brasileiros.

No road show, foram realizadas apresentaçoes instrucionais
sobre a BSCA e o projeto “Brazil. The Coffee Nation”, sendo evidenciadas as
características de todas as regiões produtoras de cafés especiais. Os
associados realizaram exposiçoes sobre seus produtos, reuniões de negócios com
atuais e potenciais clientes, além de degustação e sessões de cupping.

Vanusia entende que os prognósticos para o mercado
australiano permanecem muito favoráveis e que o Brasil já colhe os frutos do
esforço realizado pela Associação em parceria com a Apex-Brasil nos trabalhos
de promoção. “Nossas açoes têm ampliado a visibilidade dos cafés nacionais na
Austrália, o que tem despertado maior interesse dos compradores locais e também
de exportadores brasileiros que passam a mirar esse mercado. Como consequência,
temos registrado crescimentos constantes na imagem do produto e no volume de
negócios realizados ano a ano”, conclui.

SOBRE O PROJETO SETORIAL

O “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria pela
BSCA e pela Apex-Brasil, tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais
brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos
nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta
qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas
realizadas no País. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de
certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés
especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando
vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

 Iniciado em 2008, a
vigência do atual projeto se dá entre maio de 2016 ao mesmo mês de 2018 e os
mercados-alvo são: (i) EUA, Canadá, Japão, Coreia do Sul, China/Taiwan, Reino
Unido, Alemanha e Austrália para os cafés crus especiais; e (ii) EUA, China,
Alemanha e Emirados Árabes Unidos para os produtos da indústria de torrefação e
moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais
informaçoes diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35)
3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

(Fonte: Notícias Agrícolas)