
BRASIL APRESENTA NOVA COMUNICAÇÃO VISUAL DA NAÇÃO DO CAFÉ NO JAPÃO
BSCA e Apex-Brasil mostram a imagem dos cafés especiais,
produzidos por pessoas especiais, que, com paixão e respeito a terra, meio
ambiente e social, escrevem sua história e a compartilham com todo o mundo
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) apresentou
a nova comunicação visual do projeto “Brasil. A Nação do Café”, que
desenvolve em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportaçoes e
Investimentos (Apex-Brasil). O lançamento ocorreu no Japão, de 11 a 13 de
setembro, durante a SCAJ World Specialty Coffee Conference and Exhibition 2019,
principal feira de cafés especiais da Ásia.
O novo conceito destaca a Nação do Café como produtora de
micro e nanolotes de cafés especiais, exóticos e com qualidade elevada,
cultivados nas diversas origens produtoras do Brasil e detentores de pontuaçoes
muito altas nas provas de classificação da bebida.
A nova comunicação visual apresenta, ainda, a eficiência de
toda a cadeia produtiva nacional, com cafeicultores de todos os tamanhos, dos
pequenos aos empresariais, que são pessoas especiais produzindo cafés
especiais, os quais, com paixão e amor à terra, ao meio ambiente e ao social,
escrevem sua história e a compartilham com todo o mundo através de seus
produtos, que, por sua singularidade, possuem valor agregado extremamente alto.
A diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, revela que o intuito
da nova comunicação visual é atender aos anseios dos compradores mundiais, que
desejam cafés com qualidade elevada e cultivados sob os mais rígidos sistemas
sustentáveis, sempre atrelados à história do cultivo e de quem o produziu.
“O café é jovem e, com um conceito mais jovial em nossa
apresentação, chegamos ao ponto esperado pelos compradores de todo o mundo,
valorizando histórias inspiradoras de nossa produção, que se desenvolve
sustentavelmente através de investimentos em tecnologia, fazendo do Brasil um
produtor extremamente eficaz e que garante consistência no fornecimento de
cafés excepcionais”, comenta.
Segundo ela, uma nação é composta por pessoas e suas paixões
e o brasileiro é apaixonado por café, produto que aproxima as pessoas e
estimula encontros para degustar uma boa xícara da bebida.
“Evidenciamos essa paixão nacional por café mostrando
que nossa nação gera conhecimento e tecnologia para produzir os melhores grãos,
com alto padrão de sustentabilidade, cultivando verdadeiros tesouros, os quais
temos orgulho em compartilhar com todo o mundo. A Nação do Café é composta por
pessoas especiais, que cultivam cafés especiais, em suas propriedades especiais
para pessoas especiais de todo o mundo”, conclui Vanusia.
NEGÓCIOS NA SCAJ 2019
A BSCA e a Apex-Brasil também organizaram a participação de
empresas brasileiras na principal feira de cafés especiais da Ásia. Nos três
dias do evento, 21 membros da Associação realizaram 395 contatos comerciais com
potenciais compradores de Japão, China, Taiwan, Reino Unido, Holanda, Coréia do
Sul, Malásia, Inglaterra e Estados Unidos e fecharam US$ 2,1 milhões em
negócios. Para os próximos 12 meses, eles preveem, ainda, a concretização de
mais US$ 9,47 milhões.
Além da aproximação e da comercialização realizadas na SCAJ
2019, os trabalhos do projeto setorial no Japão contaram com a ação “Taste
of the Harvest”, que colocou 17 empresários associados à BSCA em contato
direto com os principais compradores nipônicos. A atividade rendeu US$ 1,6
milhão em negócios in loco e o prognóstico para a concretização de mais US$ 4,9
milhões até o fim de agosto de 2020. Se confirmadas as estimativas, as empresas
brasileiras fecharão US$ 18,1 milhões através de mais esta ação do projeto
“Brasil. A Nação do Café”.
(Fonte: BSCA)