Fundada em 8 de dezembro de 1980, a Coopercam iniciou suas atividades em um escritório de contabilidade de um dos seus diretores-fundadores. Logo após, alugou um imóvel comercial para instalar a primeira loja e um pequeno armazém para o recebimento de café. Em 1984, adquiriu uma área de 32 mil/m² e, em 1986, iniciou a construção de dois galpões: um de 96m² destinado à loja e outro de 450m² para a armazenagem de café. Em 1987 inaugurou a nova sede, onde está, atualmente, localizada.

A Coopercam é constituída por cerca de 1.700 cooperados ativos, atua em 15 mil ha de café, que abrange os munícipios de Campos Gerais, Campo do Meio, distrito de Córrego do Ouro e cidades circunvizinhas. 

Com cerca de 140 colaboradores, possui dois setores que são responsáveis pelo faturamento total da Coopercam: o Departamento de Café e o Departamento Técnico-Comercial, com lojas de insumos em Campos Gerais, Campo do Meio e distrito de Córrego do Ouro. A capacidade total de armazenamento de café da Coopercam atualmente é de 420 mil sacas estáticas.

A administração da Cooperativa é gerida por um Conselho de Administração, composto por nove cooperados eleitos em Assembleia Geral, sendo sete efetivos e dois suplentes. Três conselheiros são responsáveis pela diretoria executiva. Possui também um Conselho Fiscal, composto por seis cooperados também eleitos em Assembleia Geral, três deles efetivos e três suplentes.

A Coopercam, em mais de 40 anos de atividades, apoia seus cooperados por meio de orientações sobre os cuidados com a lavoura, palestras técnicas, dia de campo, viagens técnicas e todo suporte necessário no campo, e com a difusão de novas tecnologias para produção de café com maior rentabilidade e qualidade.

MISSÃO

Fortalecer e desenvolver o crescimento de nossos cooperados, através de ações e práticas sustentáveis, pautados pelos princípios do cooperativismo.

VISÃO

Ser reconhecida como referência em soluções para melhoria da produtividade, qualidade e rentabilidade, semeando novas tecnologias, com responsabilidade socioambiental.

VALORES

Credibilidade, confiabilidade, transparência, comprometimento e ética.

DIRETORIA EXECUTIVA

JM

José Márcio Rocha

Presidente
JA

José Afonso Gomes

Diretor Administrativo
JE

José Eduardo Vanzela

Diretor Comercial

Conselho de Administração Efetivo

JM

José Márcio Rocha

JA

José Afonso Gomes

JE

José Eduardo Vanzela

MM

Maurício Miarelli

DJ

Denilson José da Silva

RC

Rosenir Campos Júnior

RM

Rodrigo Miarelli

Suplentes

AM

Achiles Magno dos Santos

JC

Joaquim Celso de Carvalho

Conselho Fiscal Efetivo

DF

Daniel Ferreira de Castro

Ed

Edivar de Oliveira

JE

José Enio da Silva

Suplentes

GC

Gilberto Carlos da Cruz

MR

Marcos Roberto de Mesquita

LINHA DO TEMPO

CONHEÇA NOSSAS CONQUISTAS

No dia 8 de dezembro, por iniciativa de 28 produtores rurais, é fundada a Coopercam, em Campos Gerais.  A primeira sede da Coopercam foi na Rua Belo Horizonte, uma loja alugada de 60m² para a comercialização de ferramentas e de adubo.

1980

A atual sede, localizada na Avenida Dr. Alfredo Barbalho Cavalcante, começa a ser construída.

1985

Inaugurada a loja de Campos Gerais.

Inaugurado o primeiro armazém de café e uma loja para venda de insumos.

1987

Construção do segundo armazém, com capacidade estática para 40 mil sacas de café.

Criação do Departamento de Café

1996

Reestruturação do Departamento de Café, com a criação da sala de classificação e prova.

O Departamento Comercial passa por uma remodelação.

Construção e inauguração de um novo armazém de café, com capacidade para 120 mil sacas.

Coopercam adquire prédio da Parmalat e dá início às atividades do Laticínio.

2002

Primeira feira de negócios com o objetivo de oferecer insumos agrícolas com preços e condições especiais aos cooperadosInauguração Loja Distrito Córrego do Ouro

2005

Recebidas mais de 220 mil sacas de café.

2006

Inauguração Loja Campo do Meio.

2007

Em substituição às feiras anuais, foi realizada a primeira edição do Dia de Negócios Coopercam, fruto do aumento da participação de fornecedores e interesse dos cooperados.

2008

Inauguração do novo refeitório e banheiros dos armazéns de cafés, e realizada pavimentação asfáltica ao redor da cooperativa.

Aquisição de uma central telefônica digital e implantação de sistema digital administrativo para maior rapidez e segurança em todas as operações.

Reforma na estrutura física com ampliação de salas de treinamentos e reuniões.

Construção do armazém quatro, com capacidade para 70 mil sacas. Com esse novo espaço, a capacidade de armazenagem sobe para 300 mil sacas de café.

– Ampliação da loja de Campo do Meio.

2010

Primeira edição do Circuito de Tecnologia, com o objetivo de apresentar as inovações tecnológicas da cultura cafeeira aos produtores associados da Coopercam.

2012

Coopercam participa, pela primeira vez, do Dia C – Dia de Cooperar, projeto do Sistema Ocemg.

2013

Recebimento de cafés a granel/bags.

Criação do Projeto ReciclAção.

2014

Realizada a 1ª Rodada de Negócios (em novo formato).

Instalação do sistema de rastreabilidade RFID para maior precisão dos estoques.

2015

Reestruturação do almoxarifado, depósito de defensivos, ração e sal.

2017

Supersafra de Café.

Inauguração da Nova Sala de Provas da Coopercam. O projeto foi uma iniciativa das empresas AGF, Unicafé, Marubeni e Coopercam.

Coopercam realiza, em novo formato, o Concurso de Qualidade de Cafés, com o objetivo de reconhecer, incentivar e promover o café produzido por seus cooperados.

Coopercam cria o Projeto Social Natal Sorriso, com o objetivo de arrecadar alimentos e brinquedos para famílias carentes.

Início da construção dos novos armazéns para estocagem de adubos (Localização – Estrada Fortaleza).

2018

Coopercam lança o Projeto Socioambiental Recicla+, que incentiva, entre colaboradores e cooperados, o descarte correto de pilhas e baterias.

Instalação de uma Usina de Energia Solar Fotovoltaica na sua sede em Campos Gerais.

Recorde de recebimento de café nos armazéns Coopercam: 550.886 sacas.

Aquisição de novos terrenos para as filiais de Campo do Meio e Córrego do Ouro.

Primeiro embarque de café para o Japão.

2020

Primeira edição do Show de Insumos, com a oferta de fertilizantes, defensivos e maquinários com preços e condições especiais de pagamento.

2021

Coopercam realiza a primeira edição do Concurso de Fotografia Cafeicultura em Foco, com o objetivo incentivar o cooperado a contemplar o universo rural que o rodeia e capturar imagens inspiradoras que fazem parte do seu a dia a dia.

2021

Inaugurada nova unidade armazenadora de café na Filial Campo do Meio, com 2.700 m² e capacidade para 100 mil sacas de café.

2022

Com 390m² e 5.550 itens à disposição dos cooperados, é reinaugurada a loja matriz e inaugurada a loja de peças para tratores e automóveis.

2022