Café

O Departamento de Café da Coopercam está ancorado em serviços que vão da armazenagem à comercialização dos cafés produzidos por seus cooperados. Com a oferta de transporte da propriedade aos armazéns, as sacas são acondicionadas por meio de uma tecnologia de ponta, que garante mais segurança, padronização e precisão na armazenagem.

Amostras de todos os lotes de café são enviadas ao setor de Classificação, onde passam pelo processo de classificação para determinar a qualidade dos grãos. Esse procedimento é importante para a etapa seguinte dos serviços prestados pelo Departamento de Café: a comercialização.  Nesta área, a Coopercam atua nas principais praças compradoras de café, e sempre busca os melhores preços para seus cooperados.

Certificações 4C e UTZ/Rainforest

O processo de certificação é o mais caminho viável para o cafeicultor melhorar sua renda, principalmente com o mercado consumidor cada vez mais exigente por grãos de qualidade e produzidos dentro do pilar da sustentabilidade. Mas os benefícios da certificação não param por aí: ao optar por esse processo, o produtor terá uma ferramenta de gestão de custos, saúde, segurança do trabalho e cumprimento das leis trabalhistas e ambientais. Ou seja, o cafeicultor irá trabalhar todos os aspectos funcionais da propriedade nas áreas ambiental, social e trabalhista.

Para atender os cooperados que estão em busca da certificação, a Coopercam possui um departamento exclusivo nessa área. A certificação é acessível ao pequeno, médio ou grande produtor; e o cooperado poderá optar por dois tipos disponíveis: a 4C e a UTZ/Rainforest.  Para mais informações, basta entrar em contato com o setor de certificação e cafés especiais da Coopercam e agendar uma visita. Contatos também podem ser feitos pelo telefone (35) 3853-0300 ou e-mail cafesespeciais@coopercam.com.br.

DEPARTAMENTO TÉCNICO/COMERCIAL E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

A Coopercam possui um Departamento Técnico, vinculado ao Departamento Comercial, composto por 11 profissionais, entre Técnicos Agrícolas e Engenheiros Agrônomos, que desenvolvem diariamente um trabalho direcionado à prestação de assistência a seus cooperados de forma personalizada. Dividido por área de atuação, cada técnico/agrônomo atende uma carteira específica de cooperados, totalizando, em média, 700 visitas anuais realizadas por cada um desses profissionais.

Entre os serviços prestados, destacam-se o planejamento e a recomendação nutricional, correção de solo, monitoramento de pragas e doenças, tecnologia de aplicação, acompanhamento de certificações, realização de Dias de Campo, Circuitos de Tecnologia, tour tecnológico e áreas demonstrativas. Para a efetivação de um trabalho cada vez mais assertivo, os profissionais sempre estão atentos às inovações do setor.

LOJAS

Para oferecer os melhores produtos e preços justos, a Coopercam conta com a parceria de grandes fornecedores do setor agropecuário. Tudo isso garante o sucesso do Departamento Comercial que, cada vez mais, tem a eficiência como sua principal característica. Para subsidiar os cooperados em suas atividades, com o aumento de produtividade e a melhoria de renda, as lojas da Coopercam oferecem um portfólio completo de insumos agrícolas, além de financiamentos, campanhas promocionais e barter.

São três lojas para melhor atender seus cooperados: a loja Matriz, em Campos Gerais, e as do Córrego do Ouro (inaugurada em 2005) e a de Campo do Meio (2007). Um sistema interligado com a loja matriz garante a segurança, a agilidade e a facilidade no fluxo diário do Departamento Comercial. Em 2021, as filiais passaram por uma grande estruturação, com a aquisição de terrenos próprios da Coopercam. Investimentos em infraestrutura serão realizados para atender melhor as demandas dos cooperados dessas localidades. 

ADMINISTRAÇÃO

O Departamento Administrativo é um dos maiores alicerces da Coopercam. O trabalho diário desse setor é o que impulsiona e dá suporte aos outros departamentos. É responsável pelo planejamento estratégico, pela gestão de pessoal e setor financeiro da Cooperativa. Com dezenas de colaboradores, o Departamento Administrativo, mais do que conduzir as demandas diárias da Coopercam, é responsável por atender com competência as necessidades de todos os cooperados.