O que é uma Cooperativa?
Uma cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.
As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição dos seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação com o semelhante.
Cooperativismo
O surgimento do cooperativismo como empreendimento socioeconômico foi registrado na cidade de Rochdale, Inglaterra, em 21 de dezembro de 1844. Sob a crescente ameaça de substituição por máquinas a vapor e o agravamento da miséria da classe operária, 28 tecelões se reuniram na busca por alternativas de trabalho. Criaram, assim, um pequeno armazém cooperativo de consumo: a “Sociedade dos Equitativos Pioneiros de Rochdale”.
Em pouco tempo começaram a se profissionalizar, desenvolvendo estratégias como formação de um capital social para emancipação dos trabalhadores; aquisição de casas para os cooperados; e criação de estabelecimentos industriais e agrícolas voltados à produção de bens indispensáveis à classe trabalhadora, de modo direto e a preços módicos.
Enquanto a lógica do capitalismo instituía a competição, o novo sistema estimulava a cooperação. Cada um dos 28 tecelões entrou no negócio com uma Libra. Em um ano, o capital da organização chegou a 180 Libras. Em uma década, a organização já contava com 1.400 associados.
Fundadores da Sociedade Rochdale dos Pioneiros Equitativos, em 1844
Alguns autores falam de Ana Tweedale como única mulher que apoiou o grupo, ajudando a conseguir o local onde funcionou a cooperativa. No dia 16 de março de 1946, Eliza Brerley associou-se a esta cooperativa, sendo a primeira mulher sócia de um empreendimento cooperativista.
Princípios do cooperativismo
- Adesão voluntária e livre
- Gestão democrática pelos associados
- Participação econômica pelos associados
- Autonomia e independência
- Educação, formação e informação
- Intercooperação
- Compromisso com a comunidade
Valores do cooperativismo
- Solidariedade
- Liberdade
- Democracia
- Equidade
- Igualdade
- Responsabilidade
- Honestidade
- Transparência
- Consciência Socioambiental