O Departamento de Café da Coopercam está ancorado em serviços que vão da armazenagem à comercialização dos cafés produzidos por seus cooperados. Com a oferta de transporte da propriedade aos armazéns, as sacas são acondicionadas por meio de uma tecnologia de ponta, que garante mais segurança, padronização e precisão na armazenagem.

Amostras de todos os lotes de café são enviadas ao setor de Classificação, onde passam pelo processo de classificação para determinar a qualidade dos grãos. Esse procedimento é importante para a etapa seguinte dos serviços prestados pelo Departamento de Café: a comercialização.  Nesta área, a Coopercam atua nas principais praças compradoras de café, e sempre busca os melhores preços para seus cooperados.

Certificações 4C e UTZ/Rainforest

O processo de certificação é o mais caminho viável para o cafeicultor melhorar sua renda, principalmente com o mercado consumidor cada vez mais exigente por grãos de qualidade e produzidos dentro do pilar da sustentabilidade. Mas os benefícios da certificação não param por aí: ao optar por esse processo, o produtor terá uma ferramenta de gestão de custos, saúde, segurança do trabalho e cumprimento das leis trabalhistas e ambientais. Ou seja, o cafeicultor irá trabalhar todos os aspectos funcionais da propriedade nas áreas ambiental, social e trabalhista.

Para atender os cooperados que estão em busca da certificação, a Coopercam possui um departamento exclusivo nessa área. A certificação é acessível ao pequeno, médio ou grande produtor; e o cooperado poderá optar por dois tipos disponíveis: a 4C e a UTZ/Rainforest.  Para mais informações, basta entrar em contato com o setor de certificação e cafés especiais da Coopercam e agendar uma visita. Contatos também podem ser feitos pelo telefone (35) 3853-0300 ou e-mail cafesespeciais@coopercam.com.br.