CADEIAS INTERNACIONAIS IMPULSIONAM MERCADO EUROPEU DE CAFÉS

De acordo com Relatório do Project Café Europe 2020, 26 dos
30 maiores mercados de café da Europa se expandiram durante 2019, com 13
desfrutando de um crescimento de 5% a mais. A Romênia continua sendo o mercado
de cafeterias que mais cresce, registrando um aumento de 28,3% nas lojas,
superando os 25,1% registrados em 2018. O Cazaquistão experimentou um
crescimento de 26,5%, enquanto a Ucrânia, 16%.

No maior mercado de cafés de marca da Europa, o Reino Unido,
o crescimento das lojas diminuiu de 8,7% em 2018 para 0,9% em meio à incerteza
sustentada do Brexit e à confiança do consumidor. O mercado de cafeterias
alemãs registrou um crescimento de 2,5% nas lojas, enquanto o crescimento
francês foi mais da metade para 3,2%.

A Turquia sofreu a maior perda de cafés de marca: -2,9%. Os
mercados húngaro, belga e sueco se contraíram em -1,9, -1,8 e -1,3%,
respectivamente.

O Project Café Europe 2020 prevê que o mercado europeu de
cafeterias de marca chegará a 45.400 pontos de venda até 2025, representando um
crescimento de 5,9% na taxa anual composta de crescimento de 5%.

As principais cadeias internacionais de café continuam a
aumentar sua presença na Europa, com 20 das maiores cadeias do continente agora
representando 45% do mercado total de cafeterias de marca. O Costa Coffee,
Starbucks, McCafé, Paul, Illy Caffè e Segafredo Zanetti estão presentes em 15
ou mais mercados europeus. Starbucks, McCafé e Costa Coffee foram responsáveis
por quase um terço das novas lojas líquidas nos últimos 12 meses, compreendendo
coletivamente 23% do segmento de cafeterias de marca europeia.

Os países da Europa Oriental continuam a adotar a cultura de
cafés de marca, com 84% dos 300 líderes da indústria pesquisados na região
relatando um crescimento positivo nas vendas nos últimos 12 meses.

A garantia de localização privilegiada cresceu em destaque
entre os líderes europeus pesquisados, com 48% a considerar crítica para o
sucesso das cafeterias – um aumento de 7% em 2018. No entanto, foi citada a
complexidade de garantir locais adequados, aluguéis altos e custos de
propriedade como os principais desafios enfrentados pelos cafés.

O relatório diz que os líderes da indústria identificaram o
café especial como a principal tendência do consumidor que atualmente
influencia a indústria. Enquanto isso, a bebida gelada continua sendo a que
mais cresce, mas ainda representa uma proporção relativamente pequena das
vendas gerais.

(Fonte: Café Point)