
GOVERNO DE MINAS GERAIS INCENTIVA USO DA TECNOLOGIA PARA O CAFÉ
A Semana Internacional do Café contou com a participação de
startups que possuem o objetivo de aproximar a tradição da cafeicultura mineira
e os avanços tecnológicos do ramo. O Governo de Minas, por meio das Secretarias
de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Desenvolvimento Econômico
(Sede), reuniram representantes de mais de 20 empresas de tecnologia, que
tiveram a oportunidade de participar da rodada de negócios do Hub Conecta, com
10 investidores da cadeia produtiva do café. As startups foram selecionadas por
meio de edital.
O empreendedor Raphael Jardim, um dos sócios da Dsuits,
apresentou a solução tecnológica da startup no estande do Governo e também
participou das rodadas de negócios. A tecnologia apresentada foi a Dtrack, que
permite um controle mais rigoroso da produção, desde o cultivo do grão,
passando por todas as etapas produtivas, até a chegada ao consumidor final.
“Participar da SIC, com o apoio do Governo, em um espaço de
interação com tantas empresas, produtores e agentes, foi uma ótima oportunidade
para entendermos mais sobre seguimento do café, refinar a nossa solução e
desenvolver novas propostas que ajudem a conectar os diferentes agentes que
trabalham nesta cadeia produtiva. Participamos, também, de uma rodada de
negócios que nos permitiu, além de saber mais sobre as grandes empresas,
prospectar bons negócios”, destaca Jardim.
O formato do Hub Conecta disponibilizou 20 minutos para a
apresentação de cada empresa. “A rodada de negócios foi idealizada para gerar
oportunidades no ecossistema empreendedor do agronegócio mineiro. O objetivo
principal foi realizar conexões entre grandes empresas e startups, que possuem
propostas tecnológicas inovadoras e que consigam solucionar, efetivamente, os
desafios dessas empresas”, ressalta Manoela Teixeira de Oliveira, assessora
técnica da Seapa.
Na avaliação do diretor de Fomento ao Ecossistema de
Inovação da Sede, Pedro Vaz, a interação entre startups e investidores foi um
sucesso. “As empresas puderam entender, com maior profundidade, como cada
tecnologia desenvolvida pelas startups pode reduzir custos, aumentar receitas e
tornar essas empresas mais eficientes no mercado. Saímos com algumas reuniões
marcadas para aprofundamento dos desafios e do entendimento de cada uma das
tecnologias”, disse Vaz. Ele também destacou a parceria entre a Sede, Seapa e a
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). “Esta
parceria nos permitiu levar mais tecnologia e inovação para o café, cadeia tão
tradicional e importante para Minas Gerais”.
Para Mauro Lúcio Corrêa, da startup CertifiCafé, as soluçoes
inovadoras só fazem sentindo se forem usadas pelo mercado. “O evento
proporcionou uma importante expansão da rede de contatos para o desenvolvimento
de mercado da empresa. Esperamos, após a participação, consolidar nossa
proposta de valor e contribuir para o desenvolvimento sustentável da
cafeicultura”.
A Certificafé tem como foco auxiliar produtores que buscam
as certificaçoes que comprovam a qualidade do produto para o mercado consumidor.
A empresa oferece uma plataforma digital que disponibiliza o passo a passo que
os produtores devem seguir para conquistarem os principais selos de
certificação, dentre eles o Certifica Minas concedido pelo Governo do Estado, o
que despertou interesse da Seapa em conhecer melhor a plataforma.
“Quando conversamos com o Mauro (Corrêa), ele nos explicou
que a demanda surgiu dos produtores de café que encontravam dificuldades,
principalmente, em organizar os documentos. A plataforma vem ao encontro da demanda
da Seapa em ampliar o número de empreendimentos participantes do programa por
meio do credenciamento de parceiros externos, que atuam como consultores junto
aos produtores que buscam a certificação. Estamos em conversa com a startup
para avaliar se a plataforma pode facilitar neste processo”, destaca Carlos
Eduardo Bovo, superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa.
De acordo com o superintendente, a proposta é que em todo
evento realizado pela secretaria sejam criados espaços para a apresentação de
startups e realização de rodadas de negócios envolvendo as empresas do setor.
“Nossa meta é, a partir de 2020, promover em todo o nosso circuito de eventos
esta conexão entre os problemas do setor e as soluçoes propostas por startups”,
adiantou Bovo.
(Fonte: Café Point com informaçoes da Ascom Seapa)