CONSUMO DE CAFÉS ESPECIAIS AJUDOU A IMPULSIONAR CRESCIMENTO DE 4,8% NO BRASIL

Na semana passada, em São Paulo, o diretor executivo da
Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Nathan Herszkowicz,
apresentou um panorama sobre o consumo interno de café no Brasil.

Segundo os dados, o total nacional de consumo da bebida
apresentou um crescimento de 4,8% entre o ano passado (nov/16 a out/17) e o
atual (nov/17 a out/18), saltando de 20.043.260 (4,65 per-capita) para
21.004.430 sacas ao ano (4,82 per-capita). “É um crescimento surpreendente do
consumo de café no Brasil”, disse. Neste mesmo cenário, foi possível observar
uma mudança na escolha dos brasileiros entre os cafés tradicionais e os
especiais.

Em 2016, os chamados cafés tradicionais correspondiam a 91%
da exposição na área de venda, enquanto os especiais representavam 6%. Já em
2019, a partir de pesquisas realizadas em janeiro, os tradicionais foram
responsáveis por 81% da exposição e os especiais subiram para 12%. Também foi
possível observar uma tendência na compra de cápsulas e de cafés em grãos,
frente aos vendidos em pó.

Essa mudança, de acordo com Nathan, pode ser explicada por
alguns fatores, como a popularização e o fácil acesso às diferentes formas de
preparo. “O crescimento dos utensílios e a presença dessas novas experiências
na hora de fazer o café explicam o aumento do consumo da bebida”. Para ele, a
popularização da bebida entre os jovens, a praticidade e a retomada do poder
econômico também são algumas das razões que explicam este crescimento.

Apesar do aumento, o diretor executivo questiona o primeiro
lugar do Brasil no consumo frente aos Estados Unidos. “A pesquisa da
Euromonitor indica que passamos os norte-americanos, mas acredito que ainda não
seja possível”, disse.

Como grande parte do público está cada vez mais buscando
entender todo o processo de produção, a ABIC desenvolveu o aplicativo De Olho
No Café, que visa facilitar na hora da compra. Com ele, o consumidor consegue
ter acesso a informaçoes como aroma, sabor, torra e intensidade do produto
diretamente no celular.

(Fonte: Café Point)