Além de economicamente eficiente, o cooperativismo é um forte aliado no combate às desigualdades sociais ao desempenhar um papel fundamental na inclusão social e econômica e no desenvolvimento sustentável do planeta. Prova de que é um modelo eficiente, conta atualmente com mais de 1 bilhão de membros e cerca de 2,6 milhões de cooperativas em todos os continentes.

Em um mundo dividido em duas correntes econômicas – capitalismo e comunismo – o cooperativismo tem sido um contraponto importante na sociedade. Suas lições ao mundo são grandes. 

Lição 1 – Juntos somos mais fortes

Cooperar é a primeira e principal lição do cooperativismo, que aposta na união, na parceria, na soma de competências para a conquista de resultados maiores, assim como na partilha e no benefício comum.

Lição 2 – Gestão democrática

As cooperativas têm gestão democrática. Assim, as decisões são tomadas com base no voto e todos os cooperados têm o mesmo poder de voto, independentemente de suas posses.

Lição 3 – Mais inclusão, menos desigualdade

As cooperativas são instituições de associação livre e voluntária, sem discriminação social, racial, política, religiosa ou de gênero, além de promoverem a inclusão social e econômica e diminuir as desigualdades.

Lição 4 – Educação, formação e informação 

A continuidade e a difusão do modelo cooperativista são realizadas por meio do incentivo à educação, formação e informação. Além dos cooperados, a comunidade na qual está inserida também é alvo dessas ações. 

Lição 5 – O interesse pela comunidade coopera para o desenvolvimento geral

As cooperativas devem respeitar as peculiaridades sociais e a vocação econômica do local onde estão inseridas, e devem ter o compromisso com o desenvolvimento de sua região. 








COOPERCAM - COOPERATIVA DOS CAFEICULTORES DE CAMPOS GERAIS E CAMPO DO MEIO LTDA.
Av. Dr. Alfredo Barbalho Cavalcanti, 505, Barro Preto - CEP: 37160-000 - Campos Gerais - Minas Gerais - Brasil - Desenvolvimento: SAKEY