A palavra “cooperativismo” está enraizada no cotidiano de milhões de brasileiros, que utilizam esse sistema em vários segmentos. Mas grande parte das pessoas desconhece sua gênese: esse sistema surgiu em meados do século 19 e a ideia primordial de seus precursores era se contrapor às desigualdades sociais causadas pelo capitalismo. 

Como nasceu o cooperativismo?


O movimento cooperativista surgiu como resposta de um grupo de trabalhadores, a maioria deles tecelões, ao aumento do desemprego e aos baixos salários pagos pelas empresas após o início da Revolução Industrial. O ano era 1844 e na cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra, um grupo de 28 trabalhadores (27 homens e uma mulher) se uniram para fundar um armazém próprio. 

A proposta era simples: comprar alimentos em grande quantidade a preços mais baixos e, posteriormente, todos os produtos adquiridos seriam divididos de forma igual entre o grupo. Assim nasceu a “Sociedade dos Probos de Rochdale”, a primeira cooperativa moderna. Quatro anos depois, já contava com 140 membros. Em 1856, o número de sócios chegou a 3.450. 

O cooperativismo evoluiu e conquistou espaço em todo o mundo, fruto de uma nova forma de pensar o homem, o trabalho e o desenvolvimento social. Por sua essência igualitária e social, o sistema cooperativista é aceito por todos os governos e reconhecido como fórmula democrática para a solução de problemas socioeconômicos.

O cooperativismo, criado em meados do século XIX, ganhou o mundo. E, ao contrário de outros sistemas e ideias, fincou raízes no século XX e segue firme no século XXI. As suas premissas são tão vantajosas, que hoje existem vários ramos cooperativistas: infraestrutura, crédito, educacional, habitacional, agropecuária e outros. No Brasil, a primeira cooperativa foi criada em 1889, na cidade de Ouro Preto-MG.







COOPERCAM - COOPERATIVA DOS CAFEICULTORES DE CAMPOS GERAIS E CAMPO DO MEIO LTDA.
Av. Dr. Alfredo Barbalho Cavalcanti, 505, Barro Preto - CEP: 37160-000 - Campos Gerais - Minas Gerais - Brasil - Desenvolvimento: SAKEY