Todos os anos, a Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) fornece dados sobre o cooperativismo mineiro. O documento, denominado Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, apresenta uma radiografia completa e anual do crescimento do setor em Minas Gerais. O anuário de 2020 aponta crescimento no setor cooperativista, sobretudo no agronegócio. Os números são animadores e mostram que “o cooperativismo transforma a vida das pessoas e se apresenta como solução empreendedora para quem acredita em um mundo mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”. 

De acordo com o Anuário 2020, no mundo, existem 1,2 bilhão de cooperados, 3 milhões de cooperativas que empregam 280 milhões de pessoas e faturam anualmente US$ 2,1 trilhões.  Somente na área de agronegócio, são 1,2 milhão de cooperativas no mundo todo. No Brasil, existem 1.590 cooperativas do ramo agro, com 1.018.864 cooperados e 209.529 colaboradores. 

Em Minas Gerais, o segmento agropecuário apresentou, em 2019, 181,728 mil cooperados, distribuídos em 190 cooperativas, que empregam diretamente 16.637 mil trabalhadores. Os números apresentados pelo Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2020, mostram que as cooperativas agropecuárias são essenciais para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais e contribuem efetivamente para a geração de renda e empregos. 
Em relação às vantagens do cooperativismo, entre elas estão participação econômica dos membros, autonomia, independência, educação, formação e informação e gestão democrática. 

No caso do produtor de café, há outros benefícios que geram maior qualidade à produção, como orientação ao produtor nas questões comerciais, polo de desenvolvimento tecnológico para a colheita, manutenção do parque cafeeiro e aplicação e manutenção de insumos contra ação de pragas. As cooperativas desempenham um papel fundamental na cadeia produtiva do café, tornando-se agentes de conhecimento, apoio, disseminação de boas práticas de produção e de desenvolvimento tecnológico. 








COOPERCAM - COOPERATIVA DOS CAFEICULTORES DE CAMPOS GERAIS E CAMPO DO MEIO LTDA.
Av. Dr. Alfredo Barbalho Cavalcanti, 505, Barro Preto - CEP: 37160-000 - Campos Gerais - Minas Gerais - Brasil - Desenvolvimento: SAKEY