COOPERCAM RECEBE A VISITA DO DIRETOR DA RAINFOREST ALLIANCE AMÉRICA LATINA





por Gabriel Dedini, Agriculture Officer – Rainforest Alliance Brasil.

Durante os dias 12 e 13 de junho, a equipe da Rainforest Alliance Brasil (Mariana Barbosa, Diretora – Cassio Souza, Standard & Assurance e Gabriel Dedini, Agricultura) receberam o Diretor da Rainforest Alliance - América Latina, Sr. Mark Mooroge para a realização de uma visita técnica â Cooperativa Coopercam, localizada em Campos Gerais-MG, sob a coordenação do Engenheiro Agrônomo Douglas Braga.

A visita teve por intuito apresentar a alta direção da Rainforest Alliance, o cotidiano de agricultores familiares produtores de café, da região do Sul de Minas Gerais, sob a ótica do programa de certificação agrícola UTZ & Rainforest Alliance. Trazendo uma abordagem técnica e territorial sob o desenvolvimento dessa cadeia de valor, numa das principais regiões produtoras de café do mundo.

As visitas foram guiadas pela equipe técnica da Coopercam (Douglas e Tchaikovsky) e aconteceram em propriedades de produtores de cafés certificados e em propriedades que não possuíam nenhuma certificação para o produto. Durante cada visita, temas como cooperativismo, assistência técnica, certificação em grupo, manejo da cultura, defensivos agrícolas, rendimentos e bem-estar das famílias, mudanças climáticas, uso da água, práticas de pós-colheita, qualidade de bebida, mercado e prêmio foram debatidos sem roteiro, para que a conversa pudesse fluir de maneira não tendenciosa, uma vez que, a Rainforest Alliance tinha interesse em ouvir dos produtores informações que pudessem promover uma reflexão interna, sobre os principais desafios para o setor no Brasil, além de poder analisar como a certificação se insere nessa discussão, sob a óptica dos agricultores e técnicos brasileiros.

Ao término das visitas, e após muito aprendizado junto a equipe técnica da Coopercam (Douglas e Tchaikovsky) e aos produtores Leonardo Damasceno, Artur Roberto Lourenço e Geraldo Majela da Silveira, a Rainforest Alliance se organizou internamente para trazer as informações coletadas in loco para enriquecer as discussões sobre a nova versão do Programa de Certificação (em Consulta Pública) apresentado ao setor, após a fusão entre as instituições UTZ & Rainforest Alliance.

A todos os envolvidos o nosso muito obrigado. Continuem fazendo da cafeicultura brasileira um setor de orgulho e inspiração.