Howard Schultz, presidente e CEO da Starbucks, marcou sua
última Reunião Anual de Acionistas na sua atual capacidade de CEO e honrou as
conquistas da empresa em entregar resultados financeiros recordes, incluindo
aproximadamente 18.000 por cento em retornos de acionistas desde a Oferta
Pública Inicial da Companhia, há 25 anos.
Juntamente com sua longa história de criar oportunidades
para parceiros e investir nas comunidades que serve, a Starbucks reforçou seu
compromisso de longo prazo para conduzir o desempenho através das lentes da
humanidade.
"A cada hora de cada dia, alguém em algum lugar está
entrando em uma de nossas 26.000 lojas Starbucks em 75 países ao redor do
mundo. À medida que nos aproximamos do nosso 25º ano como uma empresa de
capital aberto, a marca Starbucks é tão relevante hoje como sempre foi,
impulsionada pelas 330 mil pessoas que orgulhosamente usam o avental
verde", disse Schultz.
Kevin Johnson, que se tornará CEO da Starbucks em 3 de
abril, reforçou a abordagem da empresa de elevar a marca em todo o varejo,
desenvolvendo os canais digitais através de inovação, alcançando novos clientes
e criando novas ocasiões para visitas.
"Por quase 50 anos, temos estado no negócio da conexão
humana, e no mundo de hoje a necessidade e o desejo por essa conexão nunca foi
maior. Com nossa crescente pegada de lojas em todo o mundo e o engajamento de
nossos parceiros, continuaremos a oferecer crescimento financeiro aos nossos
acionistas, oportunidades para nossos parceiros e conectar-nos com mais e mais
clientes em todo o mundo", disse Johnson. "No centro deste
crescimento está a inovação em todos os nossos negócios, e tenho a sorte de
trabalhar ao lado da melhor equipe de liderança da história da empresa ao
servir nossos parceiros, clientes e acionistas, oferecendo o crescimento que
eles esperam de nós."
A diretora de tecnologia da Starbucks, Gerri
Martin-Flickinger, e a vice-presidente da China, Molly Liu, abordaram planos de
crescimento para a frente digital da empresa em todo o mundo. A Starbucks continua
oferecendo o maior e mais robusto ecossistema móvel de qualquer varejista do
mundo, com mais de 13 milhões de membros da Starbucks Rewards, aproximadamente
9 milhões de clientes que pagam serviços móveis, sendo que um em cada três usa
o Mobile Order & Pay e mais de US$ 6 Bilhões carregados em cartões
pré-pagos Starbucks na América do Norte durante 2016 sozinho.
Hoje, a Starbucks anunciou a expansão da sua plataforma
Mobile Order & Pay para dar aos clientes mais opções para encomendar a sua
bebida Starbucks preferida enquanto viajam, alavancando a sua habilidade para a
Amazon Alexa anunciada no início de 2017. Agora, com a planejada integração da
Amazon Alexa e dos veículos Ford no final deste ano, os clientes da Starbucks
com um carro Ford equipado com SYNC 3 poderão encomendar sua bebida preferida
da cafeteria dizendo: "Alexa, peça à Starbucks para iniciar meu pedido.”
A marca também compartilhou mais detalhes sobre a expansão
do My Starbucks barista, agora disponível para mais de 100.000 clientes em todo
EUA. Desenvolvido pela inovadora Artificial Intelligence para o aplicativo de
celular da Starbucks, os clientes podem agora fazer seus pedidos por meio do
comando de voz ou da interface de mensagens, proporcionando velocidade e
conveniência.
Na China, os clientes continuam a adotar a marca Starbucks.
O país possui algumas das lojas mais inovadoras, eficientes e lucrativas da
empresa que produzem receita recorde e tiveram um forte crescimento das vendas
em 2016. A Starbucks agora opera mais de 2.600 lojas em 127 cidades na China e
emprega cerca de 40.000 pessoas, abrindo mais de uma loja por dia - uma taxa de
crescimento que continuará a acelerar bem no futuro.
A Starbucks também anunciou planos para criar mais de
240.000 empregos no mundo (68.000 nos EUA), destacando seus planos de
crescimento para abrir 12.000 novas lojas sendo 3.400 nos EUA até 2021.
O forte desempenho financeiro da Starbucks nos últimos 25
anos como uma empresa de capital aberto permitiu investimentos estratégicos em
iniciativas de impacto social - aumentando a ligação entre parceiros e os
milhões de clientes atendidos em 75 países do mundo.
A empresa já atingiu marcos críticos para suas iniciativas
de contratação de veteranos, cônjuges de militares e oportunidade para jovens,
expandido a meta para 25.000 até 2025. Além disso, anunciou planos de expandir
seus objetivos de contratação à medida que continua aumentando o negócio dos
EUA.
(As informações são do http://gcrmag.com / Tradução por
Juliana Santin)