O relatório Project Café USA 2019, do Allegra World Coffee
Portal, avaliou o mercado de cafés de marca dos Estados Unidos em US$ 45,4
bilhões, com 35.616 lojas. O Allegra disse que isso representa um crescimento
anual de 3,8%.
O relatório, que apresenta dados coletados de mais de 5.000
pesquisas com consumidores e 50 consultas líderes do setor, prevê que o setor
exceda 40.800 pontos de venda até 2023, representando uma taxa de crescimento
anual composta de cinco anos de 2,8%.
O estudo também revela que os EUA continuam a liderar a
inovação global do café através da qualidade e do desenvolvimento de produtos,
com um crescimento anual saudável de 3,8% em um mercado competitivo.
Apesar do crescimento fraco de vendas comparável entre as
principais cadeias de marca, quase 60% dos consumidores dos EUA visitaram uma
cadeia de cafeterias de marca pelo menos uma vez por mês em 2018. Segundo o
Allegra, isso indica que ainda há muitas oportunidades para as operadoras que
possam melhorar sua proposta de valor ao cliente neste mercado competitivo.
O relatório descobriu que as três maiores cadeias focadas no
café (Starbucks, Dunkin ’e Tim Hortons) abrangem 68,1% do mercado total de
marcas. Com uma participação de 40,1% no mercado, o Allegra disse que a
Starbucks ainda é, de longe, a maior marca.
No entanto, de acordo com o relatório, o nivelamento das
vendas comparáveis entre as três principais cadeias de café de marca indica que
o setor pode estar saturando, com todos os três enfatizando a qualidade para
impulsionar as vendas.
O café especial continua influenciando os principais
operadores e amplia as expectativas de qualidade, mesmo de redes de fast food e
máquinas de venda automática. Foi observado que os líderes do setor percebem o
crescimento do café especial como a maior tendência do mercado de cafés. Quase
um quarto dos consumidores entrevistados cita a qualidade do café como o maior
motivo para a visita repetida à cafeteria.
O relatório mostrou que o aumento dos custos trabalhistas,
incluindo aumentos salariais mínimos específicos do estado e a alta
rotatividade de pessoal, estão entre as maiores preocupações das operadoras. A
competição por locais desejáveis também se intensificou no contexto de
desaceleração do crescimento das vendas em comparação com 2017.
O Allegra disse que as operadoras devem combinar
conveniência, qualidade do café e boa localização para manter a acessibilidade,
com aplicativos de fidelidade, diversidade de produtos e uma proposta única de
venda, fatores essenciais para o sucesso.
(Fonte: Café Point Com informações http://gcrmag.com / Tradução Juliana
Santin)